A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela básica e o regulamento da Copa Verde de 2025. Com início ainda em janeiro, o formato da competição será o mesmo das últimas edições, com confrontos únicos nas primeiras fases. Aparecidense, Atlético Goianiense, Goiás e Vila Nova estão confirmados no torneio.
Apesar dos quatro estarem confirmados, a princípio, pela CBF, deve acontecer uma mudança. O Atlético Goianiense reiterou novamente nesta quarta-feira (11), que não tem o desejo de disputar o torneio. Com isso, a federação terá que alterar a tabela básica. A competição tem início previsto para o dia 22 de janeiro.
Entre os representantes goianos, apenas a Aparecidense disputa a primeira fase. O Camaleão vai receber o Rio Branco-ES, em duelo único, como mando para o time goiano. Quem avançar, terá o Goiás pela frente.
Melhores ranqueados pela CBF, Atlético Goianiense, Goiás e Vila Nova entram apenas na segunda fase. O rubro-negro, que afirmou que não irá participar, estava previsto para enfrentar o vencedor de Ceilândia-DF e Operário-MS.
O Vila Nova, que confirmou a presença, entra na segunda fase e aguarda quem passar entre Brasiliense-DF e Capital-DF. O Tigre tem a vantagem e irá realizar a partida como mandante.
Entretanto, a Copa Verde acontecerá em meio a disputa do Campeonato Goiano. A Federação Goiana de Futebol (FGF) afirmou, no Conselho Técnico, que não abre mão das datas e não irá mudar as partidas para agradar a Copa Verde. Os jogos da segunda fase estão previstos para o dia 5 de fevereiro, dia que será realizado a sétima rodada do estadual.
Mudanças
Existe um projeto em estudo para reformulação da Copa do Brasil 2026. Essa vaga da Copa Verde, da Copa do Nordeste, dos times da Libertadores pode não ser na 3ª fase, logo não poderia ser especificado em regulamento. Mas é praticamente certo que terão alguma vantagem. No dia 13 acontecerá uma reunião na CBF em que o assunto será discutido. A informação foi divulgada pelo jornalista André Isac.